O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

14.5.07

Semana da Vida: 13 a 20 de Maio

1) A “Semana da Vida”, iniciativa da Comissão Episcopal do Laicado e Família, será celebrada de 13 a 20 de Maio e tem, este ano, como tema, “FELICIDADE HUMANA – PREOCUPAÇÃO DE DEUS”.

A Proposta do Departamento Nacional integra, além de um Cartaz, textos de apoio, que vos enviamos em quatro conjuntos (www.ecclesia.pt/semanadavida2007 ; www.diocese-braga.pt/familia e também disponível em “formato caderno” nos Serviços Centrais - Braga), para diferentes momentos, destinatários e formas de utilização:

Tema
Conteúdo: Encabeçado por uma nota de abertura sobre a Semana da Vida, este texto desperta-nos para a nossa condição/vocação de criados por amor e para o amor. Descobrindo que Deus se preocupa infinitamente com a nossa felicidade, o desafio é deixarmo-nos evangelizar e sermos evangelizadores.
Destinatários: Pessoas e grupos, em ordem ao aprofundamento desta vocação originária à comunhão com Deus.

Oração em família
Conteúdo: Sugestão de uma oração em família para cada dia da Semana da Vida, à base de pequenos excertos de “O Evangelho da Vida” de João Paulo II.
Destinatários: As famílias.

Meditação do Rosário
Conteúdo: Em pleno mês de Maio, propõem-se introduções e intenções para a oração do Rosário, com base em “O Evangelho da Vida” e “O Novo Contexto da Luta pela Vida”.
Destinatários: Todas as pessoas e comunidades, no mês de Maria.

Enquadramento litúrgico
Conteúdo: O que nos textos bíblicos da liturgia dominical ilumina o tema da Semana da Vida. Sugestão de algumas intenções a incluir na Oração Universal.
Destinatários: Especialmente os presidentes das assembleias dominicais.


2) A Semana da Vida pode ser, sem dúvida, uma ocasião privilegiada de crescimento das comunidades e famílias cristãs, e de afirmação pública da Vida como dom de Deus.
Pedimos ao Senhor que abençoe os trabalhos da Pastoral Familiar e que o seu Espírito faça de todos nós testemunhas do Evangelho para que a cultura humana seja impregnada dos verdadeiros valores que hão-de garantir a defesa e a promoção da vida.



Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar