O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

2.2.07

Apresentação do Senhor / Senhora das Candeias



«Maria, a Virgem Mãe, a primeira a ser verdadeiramente o Templo Santíssimo de Deus vivo, aquela que é toda pura e toda santa, sem necessidade cumpriu o ritual da purificação, levou o Primogênito de Deus ao templo para realizar o que foi prometido a Simeão". (São Basílio)

A Festa da Purificação e da Apresentação do Senhor no Templo é também conhecida como a "Festa da Candelária", devido à procissão de velas que é realizada neste dia, principalmente na Igreja de Jerusalém e nas de tradição eslava. Este rito das velas tem origem nas palavras de Simeão referindo-se ao Menino, "Luz que brilhará sobre todas as nações, e glória do teu povo, Israel".

São Cirilo de Alexandria exortava que "celebremos o mistério deste dia com lâmpadas flamejantes" . Jesus é a Luz do mundo que ilumina a todos que estão nas trevas. É fonte e principio da luz eterna que faz brilhar no coração de seus filhos a Luz que não se extingue.

A Festa da Apresentação também recebe o nome de "Festa do Encontro" ou "Hypapántê" sublinhando o encontro do velho Simeão com Jesus. É a humanidade que se reconcilia com a Divindade. É as bodas entre Deus e seu povo. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao templo onde encontrou José e Maria que conduziam o Menino, cumprindo desta forma, a Lei. Simeão tomou-O em seus braços e bendisse a Deus:

"Agora Senhor, deixa teu servo ir em paz, segundo a tua palavra, porque meus olhos viram a salvação que preparaste ante face de todos os povos, luz que brilhará sobre todas as nações, e glória do teu povo, Israel" . (Lc 2, 29-33)

1 Comments:

  • E porque não evocar a Bênção das Candeias segundo o rito bracarense? A bênção do lume novo, o ósculo do círio bento no acto da sua recepção, o canto gradatim do "Venite et accendite", a solene procissão finalizada com a antífona "Ecce Maria"...
    Belos tempos...

    By Anonymous Anónimo, at 9:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home