O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

27.1.07

Análise da Cultura


A análise dos complexos movimentos que animam a nossa cultura é, sem dúvida, um dos pressupostos fundamentais de qualquer acção pastoral, para não ser completamente desincarnada. Actualmente existem muitos subsídios para o efeito.
Hoje gostaria de recordar e homenagear um sociólogo, filósofo e teólogo espanhol, falecido prematuramente no verão passado, que deixou um dos mais abundantes contributos para o efeito: José Maria Mardones. Era um amigo de Braga, tendo tido intervenções na Faculdade de Teologia e na Universidade do Minho. A melhor forma de evocar a sua memória seria tornando fértil o seu trabalho.
Os seus trabalhos, que vão desde a sociologia mais científica até às abordagens mais acessíveis, debruçam-se sobretudo sobre elementos fundametais da nossa cultura contemporânea, dita pós-moderna. Grande parte dos seus livros foi publicada pela Editorial Sal Terrae e pela Editorial Verbo Divino. A obra «Para compreender as novas formas de religião» está traduzida para português. Trata-se de uma leitura «obrigatória» para todos os agentes de pastoral.