O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

10.1.07

Pastoral Familiar


A Pastoral Familiar é toda a acção ou intervenção da Igreja em favor da Família, acompanhando-a passo a passo nas diversas etapas da sua formação e desenvolvimento, através das suas estruturas e dos seus responsáveis e agentes.
A Pastoral Familiar incidirá sobre as famílias cristãs e não cristãs.
A acção pastoral terá em vista a defesa, a preparação e o desenvolvimento da Família, nomeadamente nos domínios da estabilidade conjugal e familiar, do adequado exercício das suas funções e da resolução das situações difíceis ou irregulares nas relações entre os seus membros ou nas relações da Família com a sociedade.

Objectivos:

- Tornar clara a ideia de que uma pastoral familiar é urgente e necessária. No contexto actual em que a família é fortemente contestada, deve a Igreja, através dos seus membros, clarificar ideias, propor caminhos e empenhar-se na construção da família.
- Lutar pela família, nomeadamente numa preparação alargada e eficiente para o matrimónio vivendo o sacramento de uma forma marcante com os noivos e acompanhando depois os casais, na vida comum ou nas situações especiais.
- Propor, a nível diocesano de uma forma estruturada, uma acção em favor da família, para que casais, paróquias e movimentos, colaborando uns com os outros, ajudem a família a reencontrar-se e a ser feliz.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home