O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

7.1.07

A Biblioteca Digital Intratext: www.intratext.com


A Biblioteca Digital IntraText é, na verdadeira acepção da palavra, uma biblioteca, gerida por pessoas especializadas e que publica, com preocupação científica, textos, periódicos, Opera Omnia, arquivos, de grande qualidade editorial e com facilidade de consulta, ao nível das melhores edições publicadas. Ainda que não se trate de um site de exclusivo interesse para os cultores do Direito Canónico pensamos ser um óptimo modo de começar esta rubrica pelo seu carácter eminentemente universalista.
O site www.intratext.com publica textos de temática religiosa, filosófica, literária e científica em mais de trinta línguas com um aggiornamento constante, oferecendo a possibilidade de criar secções personalizadas e de publicar a baixo custo textos e recolhas, oferecendo produtos editoriais e consultadoria científica e serviços para projectar e realizar obras na internet e em CD-ROM (obras de fundadores de Institutos religiosos, grandes recolhas de textos e documentos), bem como uma solução global para realizar e gerir grandes bibliotecas digitais.

2. O Código de Direito Canónico e outros temas afins no site

O Código de Direito Canónico e o Código dos Cânones das Igrejas Orientais estão disponíveis em nove línguas europeias, com excepção do português: latim; francês; inglês, espanhol; italiano; polaco, romeno; eslovaco, alemão. De relevar que nenhuma das versões do CIC comporta a modificação operada pelo Motu proprio Ad tuendam fidem, com a importante omissão, por isso, das alterações ao cân. 750 (que no site não apresenta a subdivisão em dois parágrafos) e cân. 1371, 1º (que não faz referência ao cân. 750 §2). Também somente o texto italiano e alemão apresentam a Constituição Apostólica Sacrae disciplinae leges. Preciosa é a presença de algumas obras de Gregório IX entre as quais as Decretalium compilatio.
Além destes elementos podemos reter como úteis para a acção do canonista o Enchiridion vaticanum com textos de muitos Romanos Pontífices (mais de 35 Papas), de Concílios (21 concílios contando com o de Trento, Vaticano I e II) e de Congregações Romanas, bem como a presença do próprio Catecismo da Igreja Católica, apresentado em várias línguas mão não em português, e da Constituição apostólica Pastor bonus.