O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

23.1.07

Requiem por um homem que «passou fazendo bem»: Abbé Pierre



Bento XVI enviou aos Bispos da França uma mensagem de condolências pelo falecimento do Abbé Pierre, destacando a “luta contra a miséria” que o mesmo travou ao longo de toda a sua vida.

Num telegrama publicado pela Santa Sé na manhã de hoje, o Papa “dá graças” pela acção do Abbé Pierre em “favor dos mais pobres, através da qual ele deu um testemunho da caridade que nos vem de Cristo”.

Aos Companheiros de Emaús espalhados pelo mundo e às pessoas que se reunirão para o último adeus ao Abbé Pierre, o Papa envia a sua bênção apostólica.

O fundador da Comunidade Emaús faleceu esta segunda-feira, aos 94 anos, no hospital parisiense de Val-de-Grâce. A imprensa francesa é hoje unânime no elogio ao combate contra a exclusão, em todas as suas formas, que o Abbé Pierre levou a cabo.

O presidente da Conferência Episcopal Francesa, Cardeal Jean Pierre Ricard, lembra na mensagem que envia em nome dos Bispos do país “o excepcional testemunho de compromisso e humanidade que foi a vida do Abbé Pierre, fonte de esperança para todos nós”.

O funeral terá lugar na manhã da próxima sexta-feira, na Catedral de Notre-Dame, em Paris. A sepultura irá acontecer numa cerimónia íntima, na Comunidade de Esteville, em que vivia.