O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

24.7.06

Às segundas, um livro: «Le catholicisme au défi des cultures»


Uma volumosa obra do cardeal Paul Poupard, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura e do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, recolhe o pensamento da Igreja sobre o diálogo com as culturas.

Editado na França por «Éditions de Paris», o livro «O Catolicismo frente ao desafio das culturas» («Le catholicisme au défi des cultures») é uma compilação de artigos e partes de livros do cardeal francês.

A Inspectora geral honorária de Educação Nacional na França, Isabelle Mourral, decidiu compilar os ensaios e dividi-los em sessões doutrinais e históricas.

São cinco partes, sendo a primeira sobre doutrina, seguida da história, os desafios atuais, textos sobre a Igreja de Roma reunidos sob o título «Sobre esta pedra construirei a minha Igreja», e um último bloco de perspectivas sobre o cristianismo na atualidade.

A primeira parte aborda a fé católica e o Concílio Vaticano II.

A segunda explica a história da França e sua relação com a Igreja, e se detém nos exemplos de santidade.

A fé cristã e o desafio da indiferença religiosa dão início à terceira parte, que estuda a inculturação da fé.

A quarta parte se refere ao Papa, ao Vaticano e a Roma.

A última reflecte sobre o cristianismo e o Terceiro Milénio.

Mourral, que é presidente de honra da Associação de Escritores Católicos na França, quis que esta antologia de 428 páginas (29 euros) apresentasse o pensamento do cardeal que começou o seu serviço à Santa Sé na Secretaria de Estado, para depois passar ao Instituto Católico de Paris e voltar a Roma, para converter-se em estreito colaborador de João Paulo II e de Bento XVI.

1 Comments:

  • Hey what a great site keep up the work its excellent.
    »

    By Anonymous Anónimo, at 9:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home