O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

23.6.06

Simpósio dos Presbíteros em Fátima: Dom António dos Santos escreve aos sacerdotes

Caríssimo Sacerdote
Escrevo-lhe para lhe falar do Simpósio do Clero de Portugal e para o convidar a participar.
Realiza-se este V Simpósio do Clero de 5 a 8 de Setembro próximo, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima. A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, mandatada pela Conferência Episcopal Portuguesa e com a ajuda e colaboração dos Delegados Diocesanos escolheu como tema deste Simpósio “A Comunhão Presbiteral ao Serviço da Comunhão Eclesial”. A urgência e a beleza do tema permitiu-nos organizar um programa consistente e estruturado onde a reflexão teológica e o aprofundamento pastoral caminham a par com a partilha de experiências e a abertura de horizontes que testemunham e exprimem o encanto da nossa vocação, a alegria da nossa fidelidade e a verdade do nosso ministério e da nossa vida, no mistério, na comunhão e na missão da Igreja.
A Comissão Episcopal escolheu a data de sempre, a primeira semana do mês de Setembro. Estou consciente que nenhuma data é a ideal mas creio que este tempo que vai do termo mais comum das férias até ao início do ano pastoral é o mais indicado. A presença de cada sacerdote é importante, enquanto útil para si próprio e necessária para os outros sacerdotes. O Simpósio quer ser um espaço e uma oportunidade de comunhão para o Clero de Portugal, mas também de comunhão com a história e os problemas do dia a dia dos nossos contemporâneos. Como bem dizia Paul Claudel: “Sobe ao campanário da tua paróquia e olha a partir daí o mundo.”
Espero e desejo que os temas propostos e as pessoas convidadas sejam uma razão acrescida para que seja muito numerosa a participação.
É vontade desta Comissão Episcopal que juntamente com os presbíteros das nossas Dioceses sejam também numerosos os sacerdotes dos Institutos Religiosos, porque também aqui queremos dar passos significativos de maior comunhão.
Imploro de Maria, a Senhora de Nazaré e do Cenáculo, Mãe da Igreja e nossa Mãe, protecção e bênção para cada um de nós, caríssimo sacerdote.
Unido em oração, dedicadamente:

António Francisco dos Santos
Bispo Auxiliar de Braga e
Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios