O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

19.6.06

Dizer/não dizer Jesus no Evangelho de Marcos


(Fresco de Fra Angelico)

Não sabia que o Evangelho de Marcos foi quase esquecido durante vinte séculos. São raros os padres da Igreja que lhe dedicam a sua atenção e o seu tempo. Preferiram vê-lo como um «Mateus abreviado». Foi o século XX, novo século de mártires e de uma Igreja minoritária, que teve necessidade de redescobrir Marcos. O seu Evangelho é de uma beleza rara. A questão de fundo parece ser o DIZER Jesus. Muito mais importante do que CONHECER importa DIZER Jesus. Dizer implica uma implicação com Ele. Quando digo, implico-me. O texto começa narrando: «Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, FILHO DE DEUS». Mas se é surpreendente este começo o fim do texto é, no mínimo, da ordem do assombro. No cap. 16, 8 depois do jovem vestido de branco, sentado à direita, enviar as mulheres a dizer aos discípulos e a Pedro que os precedia na Galileia, o texto original de Marcos conlui: «Elas saíram e fugiram do túmulo, pois um tremor e um estupor se apoderaram delas. E nada contaram a ninguém, pois tinham medo...».

3 Comments:

  • oi
    adorei este espaço...
    Não deixe desanimar: mantenha a qualidade que nos ajuda a caminhar.
    Paz de Cristo!
    Barbara e José Luiz
    Peregrinos

    By Blogger Barbara Lucas, at 4:53 da tarde  

  • Olá Bom Pastor!
    Gostei de te conhecer… encontrei-te no site paroquias.org como blog de formação do clero. Não sou padre, um simples seguidor de Cristo que quer deixar-se levar por Ele até ao fim! Voltarei para ler o que vais escrevendo. Nunca é demais e a blogosfera está cheia do Espírito Santo… assim me vai parecendo. Não será sem razão que a CEP procura descobrir o anúncio que por aqui se faz. Bons posts, muito ânimo e quando quiseres visita-me em www.levantai-vos.blogspot.com

    Abraço amigo

    By Blogger Aida Melo, at 6:06 da tarde  

  • caros bloggers «peregrinos» e «Paulo de Tarso» obrigado pela vossa visita e pelas vossas palavras. Sim, a blogosphera pode ser um espaço e um tempo onde o Espírito sopra e a comunhão se faz. Coragem!

    By Blogger o bom pastor, at 4:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home