O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

17.6.06

«Um amigo é uma história que nos salva»

Dia Mundial de Oração pela santificação dos sacerdotes
— 23 de Junho (Solenidade do Sagrado Coração de Jesus)

«Chamei-vos amigos», as palavras de Jesus recolhidas no Evangelho de S. João (15,15) constituem o tema do Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, que se celebra na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O tema foi comunicado pela Congregação para o Clero, cujo Prefeito é o Cardeal Dario Castrillón.

O Dia Mundial pela Santificação dos Sacerdotes, instituida por João Paulo II, recorda aos presbíteros que «os homens desejam contemplar no sacerdote o rosto de Cristo». Este ano a Congregação propõe para meditação a Homilia do Santo Padre Bento XVI pronunciada na Missa Crismal da Quinta Feira Santa de 2006.

«O núcleo do sacerdócio é o ser amigos de Jesus Cristo», explicou o Papa. «Só assim podemos falar verdadeiramente in persona Christi, mesmo se o nosso interior afastamento de Cristo não pode comprometer a validade do Sacramento. Ser amigo de Jesus, ser sacerdote significa ser homem de oração»

«O mundo tem necessidade de Deus — não de um deus qualquer, mas do Deus de Jesus Cristo, do Deus que se fez carne e sangue, que nos amou até morrer por nós, que ressuscitou e criou em si mesmo um espaço para o homem. Este Deus deve viver em nós e nós n'Ele. É este o nosso chamamento sacerdotal: só assim o nosso agir de sacerdotes pode gerar frutos»

(Cfr. Homilia do santo Padre: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/homilies/2006/documents/hf_ben-xvi_hom_20060413_messa-crismale_po.html)

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home