O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

12.6.06


À SOMBRA DO BOM PASTOR: APRESENTAÇÃO DO BLOGUE

«Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. [...] Eu sou o Bom Pastor:conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. Por isso o Pai me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente» (Jo. 10, 11-18).

Um dia ouvir dizer que a melhor tradução, a tradução literal, para «o bom pastor» seria o BELO pastor! Nunca mais esqueci isso, mas também nunca mais me deixaram de perseguir as outras palavras que se seguiram a tal afirmação: «mas o que fazer com uma afirmação destas?». No ministério sacerdotal estamos tão pouco habituados a falar e a viver da beleza que facilmente relegamos, consciente ou inconscientemente, para segundo plano a dimensão da beleza da fé em Deus. Não sei se a beleza salvará o mundo, como dizia Dostoievski, mas que dará uma grande ajuda isso não tenho a mínima dúvida. Porque nós precisamos de pão mas de rosas também. Ora este blogue que agora nasce à sombra do Bom/Belo Pastor é uma tentativa de re-visitar a beleza do ministério sacerdotal e fazer dele uma nova ágora onde podemos crescer como Presbitério. É uma proposta da equipa da Formação do Clero da Arquidiocese de Braga e começa com a preparação para o V Simpósio do Clero que acontecerá em Fátima (dia 5-8 Setembro). Aqui serão recolhidos os artigos que sairão dominicalmente no Jornal diocesano Diário do Minho, na Igreja Viva, além de muitas outras propostas relacionadas com a Formação do Clero. Espero que seja um lugar de encontro, belo como uma praça ou um café da Europa, espaço de partilha e comunhão fraterna, espaço de crescimento e (re)descoberta daquele primeiro olhar que um dia nos olhou e nos fez desejar ardentemente conhecer e seguir os passos do Belo Pastor e como Ele, e com Ele, «conhecer o Pai» e «dar a vida» para que haja «um só rebanho e um só Pastor». Por isso todos podem escrever, perguntar, comentar, ajudar e contribuir para a beleza deste blogue. Basta para isso socorrer-se dos comentário ou do email e escrever para nós. Daremos sempre espaço e voz a quem nos quiser ler e acompanhar nesta viagem. E que a beleza nao seja somente terrível mas também a delícia de um convívio.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home