O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

12.6.06

Simpósio em Fátima: «O PRESBITÉRIO EM COMUNHÃO. AO SERVIÇO DA COMUNHÃO ECLESIAL»

Apresentação do V Simpósio do Clero e dos artigos no Jornal Diário do Minho

O Simpósio do Clero é um momento de graça para Igreja em Portugal. Graça porque oportunidade (sempre) nova para experimentar a comunhão fraterna e a presença viva do Espírito do Senhor que conduz a Igreja e pega fogo aos corações dos seus ministros impelindo-os a partir e a regressar em seu nome.
Desde 1993 que esta iniciativa se repete, incessantemente, de três em três anos. E este é já o 5º Simpósio que se realiza em Fátima, congregando presbíteros de todo o país e com a presença de digníssimos oradores de toda a Europa. E a experiência mostrou que o evento não pode parar. Ele é um óptimo meio para a Formação Permanente do Clero. Por isso, como Delegado da Arquidiocese de Braga para o Simpósio e como Delegado do Senhor Arcebispo para a Formação Permanente do Clero, pensei iniciar neste mês de Junho até Setembro uma campanha de sensibilização, incentivo e convite à participação no Vº Simpósio do Clero que decorrerá no Centro Paulo VI, em Fátima, de 5 a 8 de Setembro de 2006.
Convidamos uma série de pessoas a escrever uma pequena reflexão sobre o presbítero e o presbitério para nos ajudar a preparar e reflectir melhor a vida e o ministério dos ministros sacros, na linha do que fez a Presbyterorum Ordinis há 40 anos atrás no Concílio Vaticano II.
Assim, todas as semanas, dominicalmente, teremos aqui neste Jornal este espaço dedicado ao Simpósio do Clero. O tema deste ano é «O Presbitério em Comunhão. Ao serviço da comunhão eclesial» e conta com nomes incontornáveis do panorama eclesial universal (ver programa), como o Bispo Auxiliar de Roma, Dom Rino Fisichella, Reitor da Universidade Lateranense em Roma e o Prior do Mosteiro de Bose (Itália) Enzo Bianchi, que fundou depois do Concílio Vaticano II uma comunidade monástica de homens e mulheres provenientes de Igrejas cristãs diversas, que procuram Deus no celibato, na comunhão fraterna e na obediência ao Evangelho, recuperando a experiência e a sabedoria dos pais do monaquismo cristão (http://www.monasterodibose.it) entre muitos outros.
Começamos hoje com uma reflexão do Senhor Dom António Francisco dos Santos, que é o Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, órgão responsável pela organização destes Simpósios, e terminaremos na semana do Simpósio com uma reflexão/convite do Senhor Arcebispo Primaz. A seu tempo daremos informações pormenorizadas sobre as inscrições e os seus prazos.
Por fim, gostaria de informar que todos estes textos estarão disponíveis online no blogue (http://o-bom-pastor.blogspot.com) que será criado especialmente por ocasião deste evento e que permitirá também uma certa inter-acção, com possibilidade de fazer comentários, perguntas e pedidos de esclarecimento. Fica aqui, então, o programa de artigos de preparação para o Simpósio na esperança de que possa servir de verdadeiro pontapé de saída para o grande encontro de Fátima e que todos os presbíteros da nossa Arquidiocese se sintam verdadeiramente convocados para este Symposium:

1. O Presbítero na Missão da Igreja (PO 2): Autor: Dom António Santos. Data: 4 de Junho
2. A comunhão na vida da Igreja: Autor: Doutor João Duque. Data: 11 de Junho
3. O que é o Presbitério? Autor: Arcebispo Emérito Dom Eurico Dias Nogueira. Data: 18 de Junho
4. As relações entre Bispos e Presbíteros (PO 7; DMPB nn. 106-117). Autor: Dom Antonino Dias. Data: 25 Junho
5. A distribuição dos presbíteros e o sentido estratégico do presbitério (PO 10). Autor: P. Sérgio Gouveia. Data: 2 de Julho
6. O Seminário, presbitério em gestação. Autor: Cónego Manuel Joaquim. Data: 9 de Julho
7. A Ordenação Presbiteral: acontecimento central de uma Diocese. Autor: Cón. José Paulo Abreu. Data: 16 de Julho
8. A vida do presbítero: vocação à perfeição e conselhos evangélicos (PO 12-17). Autor: P. Luís Marinho Gonzaga (Data: 23 de Julho
9. A união e a cooperação fraterna entre os presbíteros mais jovens como meio de edificação do Corpo de Cristo (cân. 275; PO 8; DMPB 79). Autor: P. Vítor Novais. Data: 30 de Julho
10. A vida do Presbítero: o IDAC, a digna sustentação do clero e a previdência social como instrumentos de comunhão Autor: P. Carlos Nuno Vaz. Data: 6 de Agosto
11. A recomendação da vida em comum nas suas multiformes manifestações (cân. 280; DMPB 79). Autor: P. Cândido Pedrosa. Data: 13 de Agosto
12. Os encontros Arciprestais favorecem a comunhão, a fraternidade e o sentido de presbitério? Autor: P. Roberto Rosmaninho. Data: 20 Agosto
13. Os vários tipo de associações ou movimentos sacerdotais como meios para realizar a comunhão, a fraternidade e a santidade sacerdotal (cân. 278). Autor: P. Avelino Cardoso. Data: 27 de Agosto
14. Padres para quê? Autor: Arcebispo Primaz de Braga Dom Jorge da Costa Ortiga. Data: 3 de Setembro


(Alberto Giacometti)


PROGRAMA DO V SIMPÓSIO DO CLERO EM FÁTIMA
«O Presbitério em Comunhão. Ao serviço da comunhão eclesial»
Centro Pastoral Paulo VI
Fátima, 5 a 8 de Setembro de 2006

5 de Setembro
11h00 — Abertura
11h30 — «O presbítero no contexto de transformações culturais» (D. Rino Fisichella, Bispo Auxiliar de Roma e Reitor da Universidade lateranense)
15h00 — «Vaticano II como horizonte da comunhão presbiteral» (D. Rino Fisichella)
17h00 — Painel: «Desafios da cultura contemporânea» (Maria da Graça Franco, Drª Manuela Silva, Cón. Nuno Brás; P. Hermínio Rico)
6 de Setembro
10h00 — «Trindade e comunhão eclesial» (Doutor João Duque, Professor da UCP)
11h30 — «Presbitério como comunhão» (Prior Enzo Bianchi, Prior do Mosteiro de Bose)
15h00 — Painel: «A participação e a corresponsabilidade» (P. Doutor Mário Rui de Oliveira; Doutor Alfredo Teixeira; Drª Maria de Lurdes Figueiral, Cón. António Janela)
7 de Setembro
10h00 — «Comunidade e individualismo contemporâneo» (Enzo Bianchi)
11h30 — «Comunhão eclesial: caminhos plurais» (Enzo Bianchi)
15h00 — Painel: «Caminhos de comunhão plural» (D. Manuel Clemente; P. António Ventura de Sousa Borges; P. Doutor António Manuel Martins)
8 de Setembro
10h00 — «Presbítero: um Homem dado ao Povo de Deus» (D. Manuel Madureira Dias (Bispo Emérito do Algarve)
12h00 — Missa de Encerramento presidida por Senhor Dom Jorge Ortiga, Presidente da Conferencia Episcopal e Arcebispo de Braga.