O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

17.3.07

Abel, levanta-te


Abel, levanta-te
tem de se repetir a cena
cada dia tem de se repetir a cena
cada dia a resposta tem de estar ainda diante de nós
a resposta tem de ser «sim»
se não te levantas Abel
como poderá a resposta
a única resposta importante
vir a modificar-se
podemos fechar todas as igrejas
e abolir todas as leis
em todas as línguas do mundo
somente se te levantas
e fazes voltar atrás
a primeira falsa resposta
à única pergunta
que é essencial
levanta-te
para que Caim diga
para que possa dizer
Eu sou o teu guardião
Irmão
como poderia não ser o teu guardião
Levanta-te cada dia
para que possamos ter ainda diante de nós
esse Sim estou aqui
eu
o teu Irmão
Para que os filhos de Abel
não tenham mais medo
porque Caim não será mais Caim

Escrevo isto
eu um filho de Abel
e todos os dias tenho medo
da resposta
nos meus pulmões o ar escasseia
enquanto espero pela resposta

Abel levanta-te
para que entre nós todos
tudo recomece de outra maneira

Os fogos que ardem
o fogo que arde na Terra
tem de ser o fogo de Abel

Hilde Domin