O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

31.7.06

Ad maiorem Dei gloriam



Biografia
Nascido possivelmente a 24 de Dezembro de 1491, recebeu o nome de Íñigo López e nasceu na localidade de Loiola (em castelhano Loyola, no atual município de Azpeitia (a cerca de vinte quilómetros a sudoeste de São Sebastião no País Basco.
Inácio foi o mais novo de treze irmãos e irmãs. O seu pai morreu quando Inácio tinha sete anos de idade. Em 1506, tornou-se pagem ao serviço de um familiar, Juan Velázquez de Cuellar, tesoureiro (contador mayor) do reinado de Castela. Como cortesão, levou uma vida leviana.
Em 1517, Inácio tornou-se guerreiro. Severamente ferido na batalha de Pamplona (20 de Maio de 1521), passou meses como inválido, no castelo de seu pai.

Fundação da Companhia de Jesus
A 15 de Agosto de 1534, ele e outros seis, fundaram a Companhia de Jesus na Igreja de Santa Maria, em Montmartre, "para efectuar trabalho missionário e de apoio hospitalar em Jerusalém, ou para ir aonde o papa quiser, sem questionar". Em 1537 viajaram até Itália para procurar a aprovação papal da sua ordem. O papa Paulo III concedeu-lhes uma recomendação e permitiu que fossem ordenados padres. Foram ordenado em Veneza pelo bispo de Arbe (24 de Junho).
Devotaram-se inicialmente a pregar e a obras de caridade em Itália. A guerra reatada entre o imperador, Veneza, o papa e os turcos seljúcidas, tornava qualquer viagem até Jerusalém pouco aconselhável.
Na companhia de Faber e Lainez, Inácio viajou até Roma em Outubro de 1538, para pedir ao papa a aprovação da nova ordem. A congregação de cardeais, deu parecer positivo à constituição apresentada, e em 27 de Setembro de 1540, o Papa Paulo III confirmou a ordem através da Bula "Regimini militantis Ecclesiae", que integra a "Fórmula do Instituto" onde está contida a legislação substancial da nova Ordem. O número dos seus membros foi no entanto limitado a 60. Esta limitação foi porém posteriormente abolida pela bula Injunctum nobis de 14 de Março de 1543.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home