O Bom Pastor:

Formação do Clero da Arquidiocese de Braga

15.7.06

400 anos do nascimento de Rembrandt



Rembrandt, «Self Portrait» 1629

Rembrandt Hermans van Rijn (15 de julho de 1606, Leiden — 4 de outubro de 1669, Amsterdam) foi um pintor e gravador holandês inserido no contexto do Barroco.

Rembrandt Hermans van Rijn poderia ter sido um personagem de uma peça trágica, tamanha foi a distância entre o auge de seu sucesso e o mais fundo de seu declínio. Talvez justamente por essa variação tão violenta ele tenha sido a própria personificação do espírito do Barroco. Mas Rembrandt foi um grande pintor.

Não são raros, na História da Arte, os artistas que passam a vida incompreendidos por seus contemporâneos e morrem no esquecimento e pobreza, mas cuja obra será reconhecida e valorizada séculos mais tarde. Rembrandt não foi um deles. Nasceu de uma humilde família de um moleiro, alcançou fama e fortuna e acabou por perdê-las, em parte devido à sua própria inaptidão para os negócios, em outra parte devido à sua rebeldia e má relação para com os clientes que lhe encomendavam quadros.

A família de Rembrandt só possuía um moinho, à beira do rio Reno (em neerlandês Rijn). Seus quatro irmãos mais velhos trabalhavam na moenda dos grãos, e foi com muito custo que o pai do menino pôde aceitar a vocação artística do filho e, juntando economias com muito sacrifício, pagar-lhe uma escola de artes em Leiden, Holanda do Sul – por apenas nove meses.

Mas ele tem a sorte de conhecer Jakob van Swanenburch, que não permite que ele largue os estudos e a prática da pintura. É esse o primeiro mestre que Rembrandt tem e que lhe passa os primeiros ensinamentos: traços de desenho, como misturar tintas, montar as telas etc. É ele também quem o encoraja a ir a Amsterdam.